segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Como Escolher sua Interface de Áudio

O coração de um Estúdio é sua Interface de Áudio. Este equipamento desempenha a função da Entrada e Saída de Som do seu Computador, e muito mais além do que uma simples placa de som.

Uma das melhores coisas em escolher sua interface é o fato de haver muitas a sua disposição em preços acessíveis. Aqui estarão uma lista de perguntas que você deve se fazer antes de comprar sua interface.

1. Você irá precisar da compatibilidade com o Pro Tools?
Os padrões da Digidesings são bem elevados, fazendo assim com que seus produtos tenham preços um pouco maiores do que os outros. A diferença do preço das interfaces vem do número de entradas e controles que se tem. E também do tipo de entrada.

2. Quantas entradas irá precisar?
Que tipo de música irá gravar? Quantas entradas irá precisar? Mais que duas? As interfaces mais baratas oferecem menos entradas, porém sua qualidade é a mesma das maiores. Se você for somente gravar guitarras e vocais, você irá escolher uma de duas entradas, se for gravar um instrumento de cada vez, irá utilizar duas entradas. Mas se for gravar tudo junto ou gravar uma bateria, irá precisar de no mínimo 4 entradas. Se você for gravar uma bateria mais complexa, sugiro a você mixá-la em uma mesa de som separada antes de enviá-la para a interface.


3. Você está usando o Garage Band?
Você poderá usar sua placa de som e alguns adaptadores específicos para os instrumentos. Uma boa opção são os novos microfones USB da Samsom. O Garage Band é incrível mente intuitivo e fácil para iniciantes, e ferramentas como este microfone tornam o trabalho incrivelmente simples. Para uma melhor qualidade você pode usar algo como o Apogee ONE se você precisar de uma interface de um canal. E não subestime os engenheiros que usam Macs, eles conseguem fazer coisas incríveis com simples adaptadores USB.

4. Firewire ou USB?
Por regra Firewires são mais caras que USBs. Se você for gravar até 2 canais de uma vez só, a USB é excelente  Mas se for passar disso você será obrigado a utilizar um Firewire. A velocidade de transferência da USB não oferece segurança o bastante bata uma transferência longa bi-direcional de dados. Interfaces maiores, tem placas internas para se ligar em um computador com um cabeamento próprio sem prejudicar a segurança da velocidade da transferência de dados.


Dicas:
1 - Lembre-se, a mais cara nem sempre é a melhor para suas necessidades. Maior parte das interfaces no mercado são futurísticas, elas vão além dos padrões 16-bit utilizados nas gravações atuais e gravam em 24-bit. Não caia na conversa de vendedores e compre mais do que precisa, especialmente se você for um hobista. Maior parte das lojas de música não tem seus empregados com conhecimentos verdadeiros sobre o assunto, eles estão somente atrás de uma comissão maior. Não fique se achando pão duro se estiver fazendo a escolha certa.

2 - Não importa suas necessidades sempre jogue alto quando o assunto são entradas. Você vai se surpreender com a necessidade de mais entradas justamente quando seu tempo para troca acabar ou sua fatura do cartão chegar. É sempre aconselhável ter entradas extras, se você puder pagar. Conforme for ficando mais experiente, você irá pensar em mais entradas, melhores gravações, gravar mais instrumentos ao mesmo tempo...

3 - Maior parte das lojas dará um tempo de troca de 7 a 15 dias, portanto não fique com medo de ir trocar caso não funcione conforme o desejado. Encontre um vendedor experiente e confiável, não fique com medo de pedir opiniões ou para testar um equipamento. Vá a lojas com vendedores experientes no assunto, lembre-se você estará comprando de alguém que conhece mais que você.

4 - Se você precisar comprar seu software separadamente, não o compre pirata. Dê valor a um suporte técnico, atualizações, correções e ferramentas que somente os originais podem garantir, além da segurança da compatibilidade do sistema com sua interface.

domingo, 4 de dezembro de 2011

5 Dicas para Gravação

Estúdios de Gravação mudaram muito nos últimos anos. O que ante sera usado por grandes empresas de gravação, agora pode ser utilizado em sua casa, mesmo com os orçamentos mais modestos.

Não importa que tipo de música você irá gravar, ou quão simples ou complexo será seu Home Studio, haverá sem algumas dicas que você deverá ter em mente antes de começar a gravar. Lembre-se essas dicas não são somente para iniciantes. Muitos engenheiros experientes seguem essas dicas fielmente durante anos...

É fácil ser pego despreparado, por isso existem 5 dicas para ajudá-lo a evitar esse tipo de situação.

1. Melhor a Fonte, Melhor a Gravação
É uma regra bem simples. Se você está ouvindo algo gravado em seu microfone e não soa bem, existem grandes chances de não ter soado bem na frente de um microfone. Verificar se sua fonte está da melhor maneira possível é a principal coisa a lembrar antes de começar a gravar qualquer coisa. Isso pode significar um novo jogo de cordas, peles novas para bateria ou um vocalista bem aquecido. E não importa o que for, TUDO deve ser afinado sempre que for inciar a gravação.

Lembre-se existe muita coisa que pode ser modificada depois da gravação, mas existe coisas que não podem ser adicionadas após a gravação se algo não soar natural.

2. Sempre salve seu trabalho
Hoje não há desculpas para não manter seu trabalho salvo. HDs externos ou internos são baratos o suficiente para utilizá-los como meio de armazenamento para nosso trabalho.

Não tem nada pior do que perder algo que você levou horas trabalhando para construir. Sempre salve seu trabalho entre as tomadas. Também tenha um HD externo de backup onde você salvará seu trabalho diariamente. Se algo acontecer com seu HD você terá um cópia para poder recuperar.

3. Mantenha suas coisa Juntas
Instrumentos quebram, você queira ou não. Mantenha essas peças soltas juntas! Se você perder sua perda pode ser seu equipamento todo.

Nunca deixe seus equipamento largado pelo estúdio, principalmente quando estranhos estão dentro dele.

4. Nunca deixe seu trabalho sair de seu Estúdio
Esta dica se aplica a estúdios que visam alguma renda. Nunca, nunca deixe nenhum pedaço de seu trablho sair de seu estúdio até você ser totalmente pago. Isso inclui mp3 enviados via e-mail ou até CDs com os áudios. Em muitos projetpos uma disputa financeira irá surgir de ambas as partes perante a qualidade e a quantidade de trabalho delegado a cada um. Isso realmente não é difícil de acontecer.

Lembre-se nunca, nunca deixe nada sair de seu estúdio ou nunca a verá novamente.

5. Mantenha a Simplicidade
Mantenha seu trabalho simples e evite estresses. Um dos maiores erros que podem ser cometidos por novatos é se estressar demais. Evite gastar tempo demais e dinheiro demais de seu cliente, caso contrário as duas partes estarão descontentes e seu lucro poderá ser menor do que o esperado. Um exemplo é gravar em stereo algo que pode ser gravado em mono. Gravar diversas pistas de vocais, ou guitarras além do necessário. Deixe a música falar por si mesma.

Antes de Construir seu Estúdio...

Construir um bom espaço é difícil em um Home Studio. Estúdios profissionais gastam centenas, milhares e até milhões em tratamento acústico, mas isso não quer dizer que você tambpem deve fazer isso....

Neste artigo você irá aprender a introdução da acústica para começar a pensar em como deixar seu espaço soando o melhor possível.

Escolhendo seu Espaço
A ideia principal é escolher o ambiente mais neutro possível. Quando se está gravando, o que se busca é a melhor representação do que se está tocando. Temos de ter me mente também que este é um espaço especial para quando você estiver mixando e escutando. Um ambiente neutro é importando para você não precisar ficar corrigindo problemas do ambiente durante a mixagem.

Mantendo seu Vizinhos Felizes
Se você mora em um apartamento ou em uma casa rodeada de vizinhos, tem de tomar cuidado para que eles não se irritem com o barulho vindo de seu Home Studio. Mantenha um bom relacionamento com eles. Procure fazer as gravações mais barulhentas em horários propícios. E o monitoramento através de fones de ouvido é bastante útil.

Testando o Isolamento
A primeira coisa a se fazer é ouvir. Coloque alguma coisa para tocar no volume normal que você utiliza. E dê um volta pelo ambiente., por dentro e por fora. Se você puder ouvir algo do lado de fora, existe a possibilidade de seus vizinhos poderem ouvir através de sua casa. Se isso for se tornar uma grande problema repito, utilize fones de ouvido como monitores.


Studio no Seu Quarto




Passo 01 - O Computador
Macs são altamente recomendados para gravações, porém aqui no Brasil seus preços não são muito acessíveis. Então vamos aos PCs tradicionais, você precisará de no mínimo 1GB de RAM, um HD com rotações de no mínimo 7200 RPM (tenha o hábito de desfragmentá-lo periodicamente). Dependendo de sua Interface de Áudio, portas USB ou FireWire serão necessárias.

Passo 02 - O Microfone
Você terá de ter no mínimo um microfone para fazer TUDO! Se você tiver um orçamento um pouco maior poderá comprar 2 ou 3  específicos para oque você for gravar. Mas, isso depende de quanto dinheiro tem a disposição.

Passo 03 - Software de Gravação
Não há dúvidas, o Pro Tools é o PADRÃO da Indústria musical! Usado na maioria dos estúdios profissionais e amadores. Ele tem opções baratas como o M-Box, que contém tudo que você precisa para começar a fazer gravações de extrema qualidade.
Se o Pro Tools não está ao seu alcance existem diversas outras opções como: Logic da Apple e o Mixcraft da Acoustica. Isso irpa depender de seu orçamento, nas lojas de música costuma-se vender estes softwares, procure sempre por um com Gravação Multi-Pista que esteja dentro de seu orçamento.

Passo 04 - A Interface de Gravação
Esta é a parte mais difícil, em vista da grande variedade de interfaces. Você pode conferir muitas delas aqui.
IMAGEM PRINCIPAL
Se você for utilizar o ProTools deverá comprar uma recomendada pela Digidesings, compatível com o ProTools. Estas são interfaces M-Audio ou Mackies.
Se for utilizar o GarageBand, computadores Mac não precisam de nada mais do que um Microfone USB, Fones e Monitores.

Passo 05 - Monitores de Gravação

Você precisará de uma monitoração de áudio de qualidade. Para gravar em seu quarto sugiro utilizar Fones de Ouvido de Excelente qualidade ou Monitores de Ouvido.
Boas marcas são a Edirol, Event e KRK. Vá de acordo com seu orçamento, mas lembre-se, melhor qualidade, melhor gravação.
Para os fones, sugiro fones da Sony, Future Sonics, Ultimate Ears, Koss, Westone e Beats Audio. Todos a ótimos preços.

Não acabou!

Tenha seu pedestal para microfone, um Pop Filter se for gravar vocais e um cabeamento de qualidade para evitar aqueles chiados.