domingo, 4 de dezembro de 2011

5 Dicas para Gravação

Estúdios de Gravação mudaram muito nos últimos anos. O que ante sera usado por grandes empresas de gravação, agora pode ser utilizado em sua casa, mesmo com os orçamentos mais modestos.

Não importa que tipo de música você irá gravar, ou quão simples ou complexo será seu Home Studio, haverá sem algumas dicas que você deverá ter em mente antes de começar a gravar. Lembre-se essas dicas não são somente para iniciantes. Muitos engenheiros experientes seguem essas dicas fielmente durante anos...

É fácil ser pego despreparado, por isso existem 5 dicas para ajudá-lo a evitar esse tipo de situação.

1. Melhor a Fonte, Melhor a Gravação
É uma regra bem simples. Se você está ouvindo algo gravado em seu microfone e não soa bem, existem grandes chances de não ter soado bem na frente de um microfone. Verificar se sua fonte está da melhor maneira possível é a principal coisa a lembrar antes de começar a gravar qualquer coisa. Isso pode significar um novo jogo de cordas, peles novas para bateria ou um vocalista bem aquecido. E não importa o que for, TUDO deve ser afinado sempre que for inciar a gravação.

Lembre-se existe muita coisa que pode ser modificada depois da gravação, mas existe coisas que não podem ser adicionadas após a gravação se algo não soar natural.

2. Sempre salve seu trabalho
Hoje não há desculpas para não manter seu trabalho salvo. HDs externos ou internos são baratos o suficiente para utilizá-los como meio de armazenamento para nosso trabalho.

Não tem nada pior do que perder algo que você levou horas trabalhando para construir. Sempre salve seu trabalho entre as tomadas. Também tenha um HD externo de backup onde você salvará seu trabalho diariamente. Se algo acontecer com seu HD você terá um cópia para poder recuperar.

3. Mantenha suas coisa Juntas
Instrumentos quebram, você queira ou não. Mantenha essas peças soltas juntas! Se você perder sua perda pode ser seu equipamento todo.

Nunca deixe seus equipamento largado pelo estúdio, principalmente quando estranhos estão dentro dele.

4. Nunca deixe seu trabalho sair de seu Estúdio
Esta dica se aplica a estúdios que visam alguma renda. Nunca, nunca deixe nenhum pedaço de seu trablho sair de seu estúdio até você ser totalmente pago. Isso inclui mp3 enviados via e-mail ou até CDs com os áudios. Em muitos projetpos uma disputa financeira irá surgir de ambas as partes perante a qualidade e a quantidade de trabalho delegado a cada um. Isso realmente não é difícil de acontecer.

Lembre-se nunca, nunca deixe nada sair de seu estúdio ou nunca a verá novamente.

5. Mantenha a Simplicidade
Mantenha seu trabalho simples e evite estresses. Um dos maiores erros que podem ser cometidos por novatos é se estressar demais. Evite gastar tempo demais e dinheiro demais de seu cliente, caso contrário as duas partes estarão descontentes e seu lucro poderá ser menor do que o esperado. Um exemplo é gravar em stereo algo que pode ser gravado em mono. Gravar diversas pistas de vocais, ou guitarras além do necessário. Deixe a música falar por si mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário