segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Como Escolher sua Interface de Áudio

O coração de um Estúdio é sua Interface de Áudio. Este equipamento desempenha a função da Entrada e Saída de Som do seu Computador, e muito mais além do que uma simples placa de som.

Uma das melhores coisas em escolher sua interface é o fato de haver muitas a sua disposição em preços acessíveis. Aqui estarão uma lista de perguntas que você deve se fazer antes de comprar sua interface.

1. Você irá precisar da compatibilidade com o Pro Tools?
Os padrões da Digidesings são bem elevados, fazendo assim com que seus produtos tenham preços um pouco maiores do que os outros. A diferença do preço das interfaces vem do número de entradas e controles que se tem. E também do tipo de entrada.

2. Quantas entradas irá precisar?
Que tipo de música irá gravar? Quantas entradas irá precisar? Mais que duas? As interfaces mais baratas oferecem menos entradas, porém sua qualidade é a mesma das maiores. Se você for somente gravar guitarras e vocais, você irá escolher uma de duas entradas, se for gravar um instrumento de cada vez, irá utilizar duas entradas. Mas se for gravar tudo junto ou gravar uma bateria, irá precisar de no mínimo 4 entradas. Se você for gravar uma bateria mais complexa, sugiro a você mixá-la em uma mesa de som separada antes de enviá-la para a interface.


3. Você está usando o Garage Band?
Você poderá usar sua placa de som e alguns adaptadores específicos para os instrumentos. Uma boa opção são os novos microfones USB da Samsom. O Garage Band é incrível mente intuitivo e fácil para iniciantes, e ferramentas como este microfone tornam o trabalho incrivelmente simples. Para uma melhor qualidade você pode usar algo como o Apogee ONE se você precisar de uma interface de um canal. E não subestime os engenheiros que usam Macs, eles conseguem fazer coisas incríveis com simples adaptadores USB.

4. Firewire ou USB?
Por regra Firewires são mais caras que USBs. Se você for gravar até 2 canais de uma vez só, a USB é excelente  Mas se for passar disso você será obrigado a utilizar um Firewire. A velocidade de transferência da USB não oferece segurança o bastante bata uma transferência longa bi-direcional de dados. Interfaces maiores, tem placas internas para se ligar em um computador com um cabeamento próprio sem prejudicar a segurança da velocidade da transferência de dados.


Dicas:
1 - Lembre-se, a mais cara nem sempre é a melhor para suas necessidades. Maior parte das interfaces no mercado são futurísticas, elas vão além dos padrões 16-bit utilizados nas gravações atuais e gravam em 24-bit. Não caia na conversa de vendedores e compre mais do que precisa, especialmente se você for um hobista. Maior parte das lojas de música não tem seus empregados com conhecimentos verdadeiros sobre o assunto, eles estão somente atrás de uma comissão maior. Não fique se achando pão duro se estiver fazendo a escolha certa.

2 - Não importa suas necessidades sempre jogue alto quando o assunto são entradas. Você vai se surpreender com a necessidade de mais entradas justamente quando seu tempo para troca acabar ou sua fatura do cartão chegar. É sempre aconselhável ter entradas extras, se você puder pagar. Conforme for ficando mais experiente, você irá pensar em mais entradas, melhores gravações, gravar mais instrumentos ao mesmo tempo...

3 - Maior parte das lojas dará um tempo de troca de 7 a 15 dias, portanto não fique com medo de ir trocar caso não funcione conforme o desejado. Encontre um vendedor experiente e confiável, não fique com medo de pedir opiniões ou para testar um equipamento. Vá a lojas com vendedores experientes no assunto, lembre-se você estará comprando de alguém que conhece mais que você.

4 - Se você precisar comprar seu software separadamente, não o compre pirata. Dê valor a um suporte técnico, atualizações, correções e ferramentas que somente os originais podem garantir, além da segurança da compatibilidade do sistema com sua interface.

Nenhum comentário:

Postar um comentário